domingo, 22 de fevereiro de 2015

Manhãzitos caseiros

Quantas vezes a cria me pede para o lanche, pães processados e cheios de conservantes? A eterna luta dos lanches escolares saudáveis versus as coisas que ele realmente quer comer. Uma parte dos meus problemas com os lanches escolares acaba hoje.
Ingredientes:450g de farinha;
1 ovo;
330 ml de água;
metade de uma saqueta de fermento de padeiro em pó Fermipan;
2 colheres de sopa de manteiga;
50g de açúcar amarelo;
canela em pó a gosto (opcional);
vermicelli de chocolate.

Preparação:Numa vasilha larga colocar a água morna, adicionar o fermento em pó e mexer desfazendo bem, juntar a manteiga, o ovo, o açúcar e a canela e voltar a mexer bem. Juntar a farinha aos poucos e ir amassando, caso a massa esteja muito pegajosa ir adicionando farinha aos poucos até começar a descolar do fundo da vasilha. quando estiver boa para trabalhar, abre-se a massa e polvilha-se com o vermicelli e volta-se a amassar, repete-se esta operação mais 2 vezes. Num tabuleiro forrado com papel vegetal colocam-se pequenas bolas de pão, tapam-se e deixam-se levedar cerca de 40m.
Antes de levar ao forno pincelam-se as bolinhas com gema batida e vai a forno pré-aquecido, a 200º cerca de 20m, costumo colocar no meio do tabuleiro uma vasilha com água para o pão não "secar".
Há quem coloque pepitas de chocolate, cá por casa apostamos no vermicelli que fica mais giro, segundo a cria, é "pão de formigas".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?