terça-feira, 3 de junho de 2014

Bolo Vegan de Chocolate

Dia de festa no Seminário em Cucujães, a tradição é antiga, há um bazar de caridade, há grelhados, há mesinha das bebidas e claro mesinha do café e das sobremesas, todos os fundos revertem a favor do Seminário. E neste dia onde me podem encontrar? Pois pensaram bem mas está errado, aqui a menina fica na mesa das bebidas, que eu na mesa de sobremesas ia fazer muitos estragos :)
Fazem ainda uma coisa giríssima que é, enormes panelões de sopa, daquela a sério com legumes e carne e massa, a chamada sopa "à lavrador" e oferecem a todas as pessoas, pelo que percebi é uma ideia da altura em que o Seminário oferecia a "sopa dos pobres", tão distante no tempo e infelizmente esta é uma realidade cada vez mais próxima...
 Mas por muito pequeno que seja o nosso contributo, todos podemos ajuda e toda a ajuda é bem-vinda, ora portanto decidi fazer o bolinho Vegan de Xiculate, receita da minha querida Titá que é uma maravilha, para não ser diferente de todas as receitas que saiem das mãos desta m'lher!!

Ingredientes:
3 chávenas de farinha
1 + 1/2 chávenas de açúcar
1/2  chávenas de cacau magro em pó
3/4 chávena de óleo (uso de amendoim)
2 chávenas de água fria
1 colher de café de sal grosso
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco ou de sidra
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Preparação:
Bater todos os ingredientes muito bem com a batedeira, em velocidade máxima.
Untar e enfarinhar uma forma à escolha.
Vai ao forno a 180º durante cerca de 1 hora, verificar a cozedura com um palito. Fica grande e fofo que sei lá, mesmo muito muito bom!!!

Como boa gulosa que sou, decidi no entretanto derreter duas tabletes de chocolate no sumo e raspa de duas laranjas e usar este preparado para cobrir e rechear o bolo. Tenho para mim que há conjugações de sabor que primam pela perfeição, chocolate e laranja são uma delas, sabores que mesmo sendo diferentes nasceram para se complementarem um ao outro. Não consegui foi tirar fotografia ao interior do bolo, porque quando cheguei à mesa das sobremesa, só tinha lá o prato vazio :)

2 comentários:

Tem recadinho para mim?