domingo, 1 de fevereiro de 2015

Mini quiches de Legumes e Açafrão

Mais um "Dia Um na Cozinha", mais uma singela participação, e desta feita, apesar de na altura o tema me deixar um pouco apreensiva, "Cozinha Vegetariana", a receita nasceu tão naturalmente e tão cheio de amor, que me sinto muito feliz por esta participação.
Cá por casa os dias de folga com pai, mãe e filho juntos. têm sido momentos muito raros, cá por casa temos trabalhos e horários muito difíceis de conciliar, e para quem tem uma cria de 5 anos, bem...é uma preocupação constante, que no dia em que estamos os 3 juntos, seja um dia memorável e que se criem boas memórias. Na passada terça-feira foi um desses dias, o tempo estava até agradável para esta época do ano, portanto coloquei mãos à obra e preparei um cestinho de piquenique. Entre uma pizza gulosa cheia de queijo como gostamos cá em casa e rissóis de camarão (que comprei na pastelaria sim que eu também faço batota), decidi fazer mini quiches algumas de frango e outras numa versão vegetariana. Muito simples, mas com os condimentos certos, ficaram muito saborosas e fizeram as delicias dos três.

Ingredientes:Bases de massa quebrada;
Duas cenouras;
Uma mão cheia de ervilhas;
Uma cebola roxa;
1 tomate
1 pimento amarelo;
1 pimento vermelho;
2 dentes de alho;
4 rodelas de ananás;
150g de parmesão;
1 pacote de natas de soja;
Sal, pimenta e açafrão a gosto

Preparação:Cortei a cebola e o tomate em rodelas fininhas, juntei os dentes de alho picadinhos e coloquei a refogar num fio de azeite, quando começou a cebola começou a dourar juntei os pimentos, a cenoura e o ananás previamente cortados em quadradinhos pequenos, as ervilhas, temperei de sal, juntei uma colher de chá de açafra (à gulosa) e tapei deixando refogar no seu próprio molho. Quando os legumes já estavam a ficar molzinhos, juntei as natas e o parmesão e mexi até ficar um creme uniforme, retifiquei com o sal e a pimenta moída na hora.
Coloquei círculos de massa na forma dos queques, ficam as quiches com uma ondulação amorosa e recheei, e foram 15m a forno pré-aquecido a 200º.
Ficaram maravilhosas e do piquenique não voltou nenhuma ;)

5 comentários:

  1. Lindas quiches! E com ingredientes óptimos!
    Óptimas para um piquenique!
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Adoro quiches... Ficarem com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/dia-um-na-cozinha-e-uma-refeicao.html

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana!
    Que mini quiches tão apetecíveis e que inveja (da boa) desse piquenique :) são esses momentos que valem por todos os outros menos simpáticos.
    Um beijinho, Paula

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindas e de certeza que deliciosas, a julgar pelos ingredientes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Tem recadinho para mim?