terça-feira, 21 de maio de 2013

ALECRIM - Rosmarinus officinalis L.


O alecrim ou rosmaninho é um arbusto muito ramificado, que pode crescer até dois metros. As folhas persistentes, verdes na parte superior, e acinzentadas na inferior, são usadas na culinária. Enquanto frescas, têm um sabor forte e ligeiramente adocicado. Com a secagem, tornam-se um pouco amargas.
Como cultivar
Prefere solos calcários, com pouca água e expostos ao sol. Semeia-se na primavera. Pode plantá-lo em vaso, mas precisa de algum espaço. Se já tem uma planta e quer multiplicá-la: corte um ramo com cerca de 15 centímetros, espete-o em terra húmida e reserve num ambiente quente até enraizar. Depois, transplante para o local definitivo, com 60 a 80 centímetros de intervalo entre plantas. Pode colher as folhas durante todo o ano. A seguir à floração convém podar o arbusto para renovação.
Encontra à vendaRamos frescos e folhas secas.
Como conservarGuarde os ramos frescos em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, até 15 dias. As folhas secas devem ser conservadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.
Utilização culináriaAs folhas devem ser adicionadas no início da cozedura e retiradas antes de servir. Combinam bem com carne de porco, borrego, carneiro, cabrito, vitela, coelho manso e aves. Dão um sabor característico às batatas assadas e aromatizam manteigas, molhos, azeite e vinagre.
Em infusão, o alecrim pode ser usado em cremes, molhos adocicados e doces. Os ramos, sem folhas, são excelentes para grelhar aves.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?