domingo, 19 de maio de 2013

Cebolinho - Allium schoenoprasum L.

Esta planta, também conhecida por alho-de-espanha, alho-galego, cebola-galega e ceboletas-de-frança, pode atingir 30 centímetros de altura, formando tufos muito densos. As folhas, verdes e cilíndricas, devem ser colhidas a partir da base da planta. Corte-as com uma tesoura. Têm um sabor mais subtil e discreto do que a cebola.

Como cultivar
Prefere solos ligeiros, frescos e com pouca água. Exige exposição solar. Multiplica-se por semente ou divisão de pés. Semeie em março e abril e transplante na primavera ou o outono. Disponha as plantas com 15 centímetros de intervalo. Regue quando a terra estiver seca. A cor amarelada das folhas pode dever-se a excesso de água: corte as parte descoloradas e deixe de regar até recuperar a cor.

Encontra à venda
Folhas frescas e folhas secas.

Como conservar
Conserve as folhas frescas inteiras em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, até 8 dias. As folhas secas devem ser guardadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.

Utilização culinária
Convém adicionar as folhas no final da confeção, para não perderem o sabor. Sopas, carne, peixe, pratos com ovos, molhos, saladas e sanduíches são algumas das utilizações possíveis. Também serve para aromatizar manteiga, queijo fresco e requeijão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?