terça-feira, 21 de maio de 2013

COENTRO - Coriandrum sativum L.


O coentro ou coriandro pode atingir até 60 centímetros de altura. É uma planta muito ramificada. As sementes são esféricas, com nervuras e de cor castanho-clara. Ambas são usadas na culinária: as folhas são picantes e oleosas e as sementes muito aromáticas, com um travo a laranja.
Como cultivarPrefere os solos calcários com pouca água e boa exposição solar. O período ideal para semear coentros é o fim do inverno ou o início da primavera, mas pode fazer várias sementeiras ao longo do ano. Em áreas pequenas ou em vasos, a semente deve ser espalhada uniformemente e coberta com uma camada fina de terra. Pode começar a colher as folhas 40 a 60 dias após a sementeira.
Encontra à vendaFolhas frescas, secas, moídas e congeladas.
Como conservarEnrole as folhas em papel absorvente levemente humedecido e guarde-as em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, até 8 dias. As sementes devem ser conservadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.
Utilização culinária
As folhas condimentam açordas, carne de porco e de aves, peixe assado, saladas, ervilhas, favas e molhos. As sementes podem aromatizar marinadas, vinagres e licores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?