terça-feira, 21 de maio de 2013

MANJERICÃO - Ocimum basilicum L.


Também conhecido por basílico, erva-real ou manjerico-de-folha-grande, o manjericão pode atingir 80 centímetros de altura. As folhas têm um sabor forte e adocicado, quando frescas; secas, tornam-se mais amargas e picantes.
Como cultivar
Prefere solos húmidos, mas com boa drenagem. Escolha um sítio com exposição moderada ao sol e protegido do vento. Semeie em fevereiro ou março e transplante em abril ou maio. Deixe um intervalo 20 a 25 centímetros entre as plantas. Regue de forma a manter sempre a terra húmida. Se retirar as flores à medida que vão aparecendo, favorece o crescimento de novas folhas. Estas podem ser colhidas à medida das necessidades.
Encontra à vendaFolhas frescas e folhas secas.
Como conservar
Enrole as folhas em papel absorvente levemente humedecido e guarde-as em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, até 8 dias. Podem também ser conservadas em azeite e vinagre. As folhas secas devem ser conservadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.
Utilização culinária
Muito usado na cozinha italiana, o manjericão entra, por exemplo, na composição do pesto (pinhões, alho, queijo parmesão e azeite) e do molho de tomate. Mas não só: as folhas frescas ou secas aromatizam carnes, peixes, sopas, saladas, massas e cozinhados com tomate. Devem ser adicionadas quase no final da preparação, de modo a não perderem o sabor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?