terça-feira, 7 de maio de 2013

Pavlova

Esta receita é da Nigella, adoro a maneira como ela cozinha, comida gira e simples e como amanhã tenho cá o Duarte e a Maria Carlota a lanchar, creio9 que é um miminho bem doce para o lanche.

Ingredientes:
4 claras;
1 pitada de sal;
4 colheres de açúcar fino por cada clara;
2 colheres de chá de amido de milho (usei da marca Espiga, costumo usar Maizena, mas tinha este para experimentar e gostei muito);
1 colher de chá de vinagre de vinho branco;
1 colher de chá de extracto de baunilha

Cobertura:
A receita original pede 300 ml natas e 10 maracujás. Eu substitui as natas por doce de morango e não coloquei fruta.

Preparação:
Bate-se as claras com a pitada de sal sem deixar que estas fiquem firmes, basta até começarem a levantar uns piquinhos fofos. Depois acrescenta-se o açúcar e bater, agora sim até ficarem firmes.
Depois das claras bem firmes, junta-se o amido, o vinagre e a baunilha e mistura-se com uma batedeira de varas manual.
O forno tem que ser pré-aquecido a 180º e quando se inserir a pavlova, tem que se baixar para 150º
Colocar o papel vegetal num tabuleiro e desenhar um circulo (eu recorri à ajuda de um prato) e coloquei o preparado dentro do círculo desenhado, usei uma espátula para espalhar e alisar o creme.
Colocar no forno e reduzir imediatamente a temperatura a 150º e assa durante 3h, passado este tempo desligasse o forno e a Pavlova dentro até arrefecer completamente.quando fria coloca-se num prato com as natas e fruta por cima.
No meu caso coloquei o doce de morango, além da grande fiz também com o saco de pasteleiro mini pavlovas, mas isto porque dobrei a receita, pois tinha 8 claras congeladas e a receita original é só de 4 claras. Mais uma coisa maravilhosa que aprendi com a Nigella, congelar as claras, para usar mais tarde! Brilhante!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?