quarta-feira, 22 de maio de 2013

ERVA-CIDREIRA - Melissa officinalis L.


Chá-de-frança, citronela-menor, limonete e melissa são outras designações da erva-cidreira, uma planta muito aromática e ramosa, com cerca de 40 a 80 centímetros de altura. As folhas exalam um forte aroma a limão.
Como cultivarPrefere solos ricos em matéria orgânica, com pouca água e a meia-sombra. Semeie em fevereiro e março e transplante em abril e maio. Se quiser dividir pés a partir de uma planta-mãe, convém fazê-lo de fevereiro a abril. Mantenha 30 a 35 centímetros de distância entre plantas. A colheita das folhas deve ocorrer antes da floração, pois são mais aromáticas. Depois de as flores secarem, deve podar a planta para induzir novos rebentos. Renove a cultura a cada 3 ou 5 anos.
Encontra à venda
Folhas frescas e secas.
Como conservarConserve as folhas frescas inteiras em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, no máximo, durante 8 dias. As folhas secas devem ser guardadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.
Utilização culináriaAs folhas frescas picadas servem para aromatizar pratos de peixe e estufados; inteiras, dão um sabor refrescante a ponches, bebidas de frutas, saladas, geleias e pudins. Podem também ser usadas em infusões. As folhas cristalizadas com açúcar são boas decorações para doces. Se forem congeladas em água, podem aromatizar bebidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?