quarta-feira, 22 de maio de 2013

HORTELÃ - Mentha spicata L. (M x intrusa P. Cout.)


Muito aromática, com caules de forma retangular, a hortelã pode atingir cerca de 1 metro de altura. As folhas, de sabor forte e picantes, são usadas em múltiplos pratos e bebidas.
Como cultivarDesenvolve-se bem em qualquer tipo de solo, preferindo os mais húmidos e expostos ao sol. Multiplica-se por estaca ou divisão de pés. Plante no início da primavera, com 25 a 30 cm de distância entre unidades. Regue com frequência, de modo a manter a terra húmida. As plantas devem ser desbastadas sempre que se justifique, para promover novos rebentos.
Encontra à vendaFolhas frescas.
Como conservar
Enrole as folhas em papel absorvente levemente humedecido e guarde-as em sacos ou caixas de plástico, no frigorífico, até 8 dias. As folhas e as sementes secas devem ser conservadas em recipientes herméticos, em local fresco, seco e escuro, até 12 meses.
Utilização culináriaCarne de carneiro, de borrego e de porco, saladas, legumes cozidos, sopas, molhos, peixe e mariscos são candidatos ao tempero com folhas frescas de hortelã. Estas também aromatizam saladas de fruta, gelados, sumos, cocktails e doces. Em cubos de gelo, aromatizam e refrescam bebidas. As folhas secas servem para infusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem recadinho para mim?